Crazy Eights é um jogo simples e divertido jogado com o baralho padrão de 52 cartas. O objetivo é ser o primeiro jogador a se livrar de todas as cartas da mão.
O jogador que for o primeiro a não ter mais cartas ganha o jogo. O jogador vencedor coleta de cada outro jogador o valor das cartas restantes na mão daquele jogador da seguinte forma:
Para cada oito = 50 pontos
Para cada K, Q, J ou 10 = 10 pontos
Para cada ás = 1 ponto
Para cada uma das outras cartas, seu valor nominal
5 cartas são distribuídas viradas para baixo para cada jogador, significa que os jogadores não podem ver as cartas uns dos outros. O restante do pacote é colocado virado para baixo na mesa e forma a pilha de estoque. O dealer vira a carta do topo e a coloca em uma pilha separada, esta carta é a “Iniciante”. Se um oito for virado, ele é enterrado no meio do baralho e a próxima carta é virada.
Começando com o jogador sentado à esquerda do dealer, cada jogador deve colocar uma carta virada para cima na pilha inicial, a carta jogada (diferente de um oito) deve corresponder à carta exibida na pilha inicial, seja no naipe ou na classificação.
Exemplo: Se o Valete de Ouros for o titular, qualquer ouro pode ser jogado nele ou em qualquer Valete.
Se não conseguir jogar, o jogador deve comprar uma carta do topo da pilha de estoque até que uma carta possa ser jogada. Isso continua até que ele pegue três cartas. Se ele ainda não receber uma carta para jogar, ele "Passa" a vez.
Todos os oitos são curingas, o que significa que um oito pode ser jogado a qualquer momento, e o jogador pode escolher qualquer naipe para continuar jogando. O próximo jogador deve jogar uma carta do naipe escolhido ou um oito.
A rodada continua até que um dos jogadores se livre de todas as suas cartas ou o estoque se esgote. A pontuação de cada jogador é computada no final de cada rodada. No final da 5ª rodada, o jogador com o mínimo de pontos é declarado o Vencedor.